Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

Crise na Santa Casa: apenas reflexo da Crise da Saúde no Brasil?



A matéria abaixo deixa claro que o Poder Público não vai conseguir resolver rapidamente (se tivesse vontade de assim o fazer) essa crise pela qual passa a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e as demais Santas Casas do País.

Leia a matéria: 
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/dividas-comprometem-atendimento-de-santas-casas-espalhadas-pelo-pais.html

Para tanto, essas instituições deveriam recorrer rapidamente àqueles que realmente são generosos e poderiam fazer algo: a iniciativa privada, as pessoas físicas, a generosidade do povo brasileiro (através de um programa de fundraising bem estruturado).

Em alguns locais, o governo exige uma auditoria para continuar ajudando. Nada mais normal. Mas, em geral, essa auditoria vai se focar apenas em questões fiscais e contábeis, quando deveria envolver uma análise estratégica da gestão dessas instituições e o que elas fazem para levantar fundos de forma profissional e metódica.

Moral da história: dizer que a crise da Santa Casa é apenas reflexo da crise da saúde no Brasil não é inteiramente verdade (embora a Saúde em nosso país esteja na UTI). 

Como disse alguém: este é o único país em que ONGs (organizações não-governamentais) dependem do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário